19
fevereiro

Portobello lança coleção assinada pelo designer de joias Antonio Bernardo

atmosfera-portobello-lua-white
Atmosfera Lua

O lançamento em Porto Alegre da coleção Atmosfera da Portobello assinada por Antonio Bernardo, reuniu arquitetos, designers e imprensa na sede da Nilo Peçanha, onde o designer de joias contou que está completando 50 anos desde quando criou o primeiro anel e encantou a todos descrevendo seu processo criativo.
Contou também, que seu processo é basicamente de experimentação. Nos sete primeiros anos de seu trabalho, fazia esboços que eram entregues a ourives que desenvolviam as joias e o resultado final nem sempre era o esperado. Comprou então uma bancada de ourives, ferramentas e começou a criar como gosta, experimentando, testando, depurando ou descartando ideias no processo em que uma forma leva à outra.
Quando surgiu o convite da Portobello, estava pronto para o desafio dessas novas dimensões e depois de conhecer a fábrica, voltou para o escritório pensando como poderia aplicar suas criações em joias no porcelanato, esse universo marcado por linhas retas e por grids formados pelos rejuntes.   

atmosfera-portobello

“A primeira vez que eu fui visitar a fábrica, observei que tudo era duro, plano e tinha ângulo reto. Eu tentei trabalhar isso. Não queria que a parede ficasse tão sólida, eu queria mais fluido. Leve, solto. As minhas joias também são leves”, explica o designer.

O processo então iniciou com um brinco de sua coleção, que se chama Luminoso e é formado por uma cascata de “calotas”, formas levemente cônicas que refletem a luz. Trabalhou a forma e a luz e, por vezes, a textura. Incluiu o metal, como em suas joias.

Trabalhar com o metal, por sua vez, foi desafiador para Officina Portobello e sua arte de porcelanateria. Com cortes precisos de jato d’água e sobreposições de porcelanato com porcelanato e porcelanato em aço inox, criaram-se relevos que encantam. O aço recebeu tratamento para ficar com acabamento fosco, outra marca do designer. 
Como em suas joias, cada peça criada recebeu um nome e Antonio Bernardo explica que isso dá um sentido à obra. Lua, Eclipse, Ovni, Espectro, Aura.  Assim nasceu a Coleção Atmosfera.
A coleção Atmosfera recria o limite entre a superfície plana e o espaço, entre a joia e a arte. É composta por três sofisticados painéis que combinam porcelanato e metal, produzidos pela Officina Portobello, e cinco relevos em monoporosa. 

portobello-e-antonio-bernardo
Atmosfera Eclipse
antonio-bernardo-atmosfera-portobello
Painel Eclipse White
antonio-bernardo-atmosfera-portobello
Atmosfera Eclipse Graphite
antonio-bernardo-portobello
Painel Eclipse Graphite

Os painéis são encontrados em três modelos: Eclipse, Ovni e Lua.
Eclipse revela uma das fases do nosso satélite em um relevo particular em composição com metal dourado e negro. Ovnis são formas não identificadas como óbvias, esculpidas na superfície do porcelanato, ora metalizadas, ora monocromáticas. Lua organiza esferas perfeitas e recebe metal de forma alternada.

portobello-antonio-bernardo
Atmosfera Ovni White
antonio-bernardo-portobello
Painel Atmosfera Ovni White

Uma das peças do painel leva a assinatura do Antonio.

“É uma proposta de não apenas revestir pela funcionalidade, mas de constituir uma parede que é uma obra de arte”, afirma Pamela. 

antonio-bernardo-e-portobello
Atmosfera Conceito – Assinatura Antonio Bernardo

Além dos painéis, mais exclusivos, a coleção traz os relevos em monoporosa Aura, Espaço, Tempo, Ar e Espectro, opções mais democráticas, nas medidas 30×30 cm e 30×90 cm. Espaço e Tempo reproduzem volumes como ondas que se complementam. Aura interpreta as fronteiras sutis das esferas celestes em relevo assimétrico. Ar é a peça lisa para compor com os anteriores. Espectro reproduz graficamente as diferentes intensidades e amplitudes de um feixe de luz.     

portobello-e-antonio-bernardo
Atmosfera Aura
portobello-e-antonio-bernardo
Atmosfera Aura
antonio-bernardo-e-portobello
Atmosfera Espaço | Tempo
portobello-e-antonio-bernardo
Espaço e Tempo reproduzem volumes como ondas que se complementam.
antonio-bernardo-e-portobello
Portobello Shop Nilo Peçanha na noite de lançamento da linha Atmosfera.
antonio-bernardo-e-portobello
Ao centro o designer Antonio Bernardo e à direita a designer Júlia Dias.

Fotos – Divulgação Portobello, Malu e Júlia, blog Detalhes Magicos e Vini Dalla Rosa Photographer

Portobello – www.portobello.com.br
Portobello Shop Nilo Peçanha – 51. 3075.4412

Infinito Press – 51.3312.6548

Marqueterie – 11. 3061.5156

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*