16
fevereiro

Apartamento com mais de 60 anos se transforma com reforma

apartamento-antigo-nos-jardins

Bom dia, queridos!
Estou amando mostrar a vocês esse apartamento com mais de 60 anos e 123m² que teve reforma assinada pela arquiteta Cristiane Schiavoni, recebendo acabamentos modernos e novo layout que une estar à cozinha. Em geral, apartamentos antigos tem peças maiores e por vezes, detalhes arquitetônicos que forçam soluções criativas e cheias de charme.  
Foi o que aconteceu nesse apartamento nos Jardins, em São Paulo, que trazia algumas características da época, como a cozinha isolada, lavanderia extremamente mal aproveitada e banheiros apertados, e por isso, precisavam de uma repaginada geral.

A sala já era grande e os quartos tinham quase a mesma planta. A maior alteração estrutural foi abrir a cozinha, criar um closet para o proprietário e um para a esposa, aumentando ainda os banheiros”, resume Cristiane Schiavoni.

reforma-de-apartamento

Como os moradores adoram receber em casa, a arquiteta privilegiou os elementos sofisticados, com toque acolhedor e uma paleta de cores com nuances suaves e neutras e a presença do rose, que aparece na sala.

O estilo segue uma linha contemporânea, mas a marcenaria tem uma presença forte neste projeto. Na sala, a grande estrela é o painel de TV e a cristaleira. O painel ripado traz uma textura diferente para a madeira, que equilibra as sensações de sofisticação e acolhimento. O material foi bastante utilizado na sala e na suíte máster”.

reforma-de-apartamento
arquiteta-cristiane-schiavoni

Pensado sob medida para o apartamento, o projeto luminotécnico (Empório Luz), com vários pontos de luz indireta, não só valoriza acabamentos, móveis e objetos, como cria cenas e efeitos muito interessantes e essenciais.

“Não foi fácil trabalhar a iluminação neste projeto, por conta do pé-direito baixo. Tive que criar truques para trazer a sensação de pé-direito mais alto, por isso trabalhei bastante a iluminação no mobiliário. Outra saída foi criar elementos que trouxessem esse aconchego e diversos cenários por meio de luzes embutidas na marcenaria”, revela Cristiane.

reforma-de-apartamento
reforma-de-apartamento
projeto-de-reforma-luminotecnica

A cozinha foi um dos maiores desafios do projeto, porque os pontos de infraestrutura ficavam em lugares completamente diferentes. 

“Além de desenvolver o novo layout da cozinha, repensamos as possibilidades técnicas para as tubulações de água, esgoto, gás. Tudo foi refeito no apartamento, não sobrou nada da infraestrutura antiga”, revela Cristiane.

reforma-de-apartamento

Um dos pedidos dos moradores foi garantir a praticidade do dia a dia, por isso a arquiteta optou por uma península com as banquetas para refeições rápidas. Além disso, apostou em uma bancada generosa para o preparo dos alimentos e amplos armários de armazenamento, trazendo funcionalidade para a rotina dos moradores.

reforma-de-apartamento
cozinha-de-apartamento-reformado

O quarto traz um painel ripado (Decorcity) que camufla a porta responsável por levar ao closet da senhora. 

“Como precisamos reduzir o espaço do quarto devido aos closets, preferimos uma cama mais baixa, a fim de evitar a sensação de espaço apertado”.

quarto-reformado-em-ape-com-60-anos

“Em frente à cama, apostamos nas portas de alumínio e painel espelhado para camuflar o closet do morador”

apartamento-antigo-reformado

A porta de correr cinza leva ao banheiro máster.

“O morador pediu o duo preto e branco para este ambiente. Por isso, criamos uma linguagem que traz o tijolinho (Viva Mais Revestimentos e Decortiles) com essa paginação para fugir do lugar comum e apostamos em elementos pretos, como a marcenaria do gabinete”.

banheiro-da-suite

A decoração do quarto da menina de oito anos foi um desafio para a arquiteta: 

“Pela idade dela, propus um projeto infantil, mas ela se mostrou mais madura para a idade e a proposta se transformou em um projeto menos infantil, mas sem perder a jovialidade. A solução foi encontrar uma paleta cromática mais sóbria, trazendo o rosa e o roxo em detalhes, para manter o ar de menina”, conta Cristiane.

reforma-de-apartamento

“Por cumprir a função de banheiro social e lavabo, escolhemos a paleta mais neutra, trazendo uma sofisticação com o mosaico de mármore marrom imperial. Colocamos a porta do box com um vidro espelhado (Alto da Lapa Vidros), o que esconde o chuveiro quando fechado”.

reforma-de-apartamento

Fotografia: Carlos Piratininga

Projeto: Arquiteta Cristiane Schiavoni
F. (11) 3649.4900
www.cristianeschiavoni.com.br


Divulgação: dc33 Comunicação
F. (11) 3129.4382

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*