Quando a arquiteta Fernanda Mendonça e o seu namorado encontraram o apartamento de 95 m², em Perdizes, São Paulo, perceberam que o imóvel com mais de 40 anos era exatamente aquilo que buscavam. Mas, como se tratava de um prédio antigo, era necessário fazer uma reforma não somente na estética, mas também na parte estrutural, na fiação elétrica e na hidráulica.
Para aproveitar o máximo da metragem e ainda ter uma atmosfera moderna e espaços integrados, Fernanda e suas sócias Bianca Atalla e Elisa Ju, do escritório JMA Estúdio reformaram o apê, o resultado foi o apartamento dos sonhos, com ambientes integrados e uma paleta neutra, com muita luz natural.
Para que o apê tivesse mais fluidez, algumas paredes precisaram ser derrubadas, já que não valorizavam a metragem do lar e não atendia os desejos do casal. A sala de jantar ficou mais ampla e a viga remanescente da antiga divisão, que poderia ser um problema se transformou em uma estante de cimento queimado e ferro.
Como a área ganhou mais espaço, a opção por uma mesa de jantar Saarinen no formato oval foi para que pudesse acomodar mais pessoas. As cadeiras vieram do apartamento anterior do casal e foram restauradas.
“Gostaríamos de ter uma varanda, mas como não foi possível,
resolvemos tirar partido da grande janela”, revela
Fernanda Mendonça.
A partir disso, foi criado um banco
estofado para que o casal e amigos pudessem curtir a luz natural e a vista
para o bairro. Com cores claras que predomina em toda a paleta do
projeto, a sala tem como destaque a poltrona Costela, revestida de couro marrom
envelhecido.
A atual cozinha era um quarto de serviço, que precisou receber em uma das paredes pontos hidráulicos para a torneira e a máquina de lavar louças. Outro detalhe bacana foi a extensão do armário, que se torna um aparador para o casal tomar um café rápido ou para apoiar pratos em jantares especiais.
Outro quarto do apartamento foi transformado em um home office, que é bastante utilizado pelos moradores, que trabalham eventualmente em casa.
Para aproveitar o máximo da iluminação natural, a bancada de trabalho foi colocada bem pertinho da janela. Fernanda, que adora repaginar peças e dar uma nova cara para elas, reformou uma antiga cômoda que a acompanha desde criança. Ela também utilizou uma porta de madeira maciça e a transformou em duas prateleiras. O baixo e o violão, hobby do namorado, também fazem parte da decoração.
A suíte principal ganhou um clima relaxante com as paredes pintadas de branco e cinza. Sobrou espaço até para uma bancada que serve como penteadeira.
O banheiro da suíte precisou ter seu encanamento reformado e as louças mudaram de posição. “Optamos por usar porta camarão para que houvesse uma melhor integração“, finaliza Fernanda.
Fotografia: Mariana Orsi
Sobre a JMA Estúdio:
À primeira vista, quem observa a juventude do trio formado por Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça não imagina o extenso portfólio das experientes arquitetas. Juntas desde 2015, elas comandam o JMA Estúdio e cuidam com carinho e dedicação desde a concepção do projeto até o acompanhamento e gerenciamento de obra. Também assinam a decoração dos ambientes, cuidando da seleção de cada item que vai ajudar a contar a história dos moradores.
Arquitetas: Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça
www.jmaestudio.com.br
Divulgação: dc33 Comunicação
Deixe seu comentário