02
abril

Reforma criativa une o novo ao antigo no apartamento Brisa em São Paulo

Projeto: Memola Estúdio e Vitor Penha | Fotografia: Fran Parente

O escritório Memola Estudio e o arquiteto Vitor Penha assinam o apartamento Brisa, no Jardim Paulista em São Paulo.
Apesar do contato à distância com o casal de clientes que morava em Buenos Aires quando o projeto iniciou, a relação com o escritório de arquitetura foi sempre de completa proximidade. Os clientes conheciam o trabalho e selecionaram referências de projetos já executados para exprimirem suas expectativas para a nova casa.

Por um lado, a reforma deveria refletir o estilo de vida cosmopolita dos contratantes brasileiros, que viveram em mais de uma cidade no exterior e se conheceram morando fora do Brasil. Por outro, o convite era para que o escritório aplicasse os princípios criativos de convívio do novo com o antigo, do rústico ao industrial com objetos ou sistemas que imprimem delicadeza aos ambientes. O desafio era reformular o apartamento descartando o mínimo do que já estava pronto para morar.

A situação era a de uma residência de 167m², com sala bastante iluminada, embora desprovida de terraço, e dormitórios acessíveis através de uma ala íntima. A cozinha também era isolada da área social, com a qual se conectava através de uma área para a mesa de refeições. As alterações de layout visaram, então, a transformação de um dos dormitórios em escritório integrado visualmente com a sala, mas passível de ser fechado para se ter privacidade, e a ampliação da cozinha somada à sua maior conexão com o estar. Os clientes apreciam cozinhar e gostam de fazê-lo mantendo contato com a dinâmica da casa.

Assim, as alterações estruturais, de demolição de paredes e de mudanças nas áreas molhadas, se concentraram no centro do apartamento, onde a sala se avizinha aos ambientes reformulados para atenderem ao programa. Parte do corredor íntimo foi anexada ao escritório mas, em compensação, o antigo roupeiro foi voltado para a área social a fim de servir de aparador para a mesa de jantar.

A antiga despensa foi eliminada e integralmente incorporada à cozinha – completamente redesenhada – o lavabo teve a disposição da pia e bacia invertida para melhorar a posição da porta de ingresso no ambiente. E a parede que servia de pano de fundo à entrada social foi demolida, ampliando a abertura da cozinha para a sala.

Orientadas por inspeção estrutural, tais modificações não foram omitidas visualmente. As superfícies em concreto evidenciam a estrutura original – uma somatória de vigas de diferentes alturas e nem sempre alinhadas entre si – e as alvenarias removidas estão demarcadas pelas faixas de cimento que cruzam o piso pré-existente, de madeira.

O escritório foi cercado por caixilho fixo de vidro, paginado em faixas horizontais tanto na face voltada para a sala quanto naquela junto à área de refeições. Cria-se, assim, interessante relação visual entre os ambientes e a sala passa a ser beneficiada pelo maior ingresso de luz natural. Todos os novos caixilhos internos seguem a mesma lógica de paginação, envidraçados, colaboram para a maior luminosidade do apartamento. Foram criadas uma nova porta de passagem para o corredor dos quartos e um novo conjunto de janela/porta de interligação da cozinha com a área de serviço, nos fundos.

O novo layout é de uma cozinha em ilha com ampla bancada executada em aço inox, engastada de um lado, e apoiada no outro sobre discreto pilar feito com o mesmo material. Para contrabalançar a linguagem industrial e a carência de armários foi desenhada uma cristaleira feita com madeira de demolição e especial cuidado foi dado à escolha das banquetas junto à bancada, cujo conforto para a longa permanência era prioritário para os clientes.

Predomina a neutralidade visual dos materiais, contrabalançada pelo ponto de destaque do projeto: os azulejos. Dominantemente em tonalidade clara, eles revestem longas superfícies – as duas faces da base da parede entre sala e escritório, alguns dos pilares, a extensa bancada em forma de L desenhada para a sala – e têm paginação especial, com a inserção espaçada de peças em tom de amarelo queimado. Adiciona-se, assim, cor e grafismo ao projeto, conferindo jovialidade à ambiência geral.

A escolha da totalidade do mobiliário fez parte do projeto, inclusive de peças esparsas de garimpo. A repaginação dos banheiros foi delicada mas impactante, com a substituição dos revestimentos e o redesenho das portas dos armários, e a iluminação agrega luz geral com pontual, feita por luminárias igualmente de garimpo.

Projeto:
Memola Estúdio e arquiteto Vitor Penha

Fotografia:
Fran Parente

Divulgação:
Avesani Comunicação
Vanessa Loiola

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