Os moradores, recém-casados, gostam de cozinhar, assistir séries e receber os amigos. Escolheram o apartamento de 85m² em um bairro tranquilo e arborizado da zona sul de São Paulo que foi entregue pela construtora com acabamentos básicos. De origem oriental, queriam uma reforma que contemplasse a nova morada com estilo industrial e minimalista.
O escritório Bruno Moraes Arquitetura derrubou paredes, para unir a cozinha à sala.
“Mas como não conseguimos abrir a cozinha totalmente por causa de um pilar, resolvemos revesti-lo com espelho”, diz Bruno.
O pilar foi revestido com espelho e o espaço ganhou ilha gourmet, torre de cocção e lava-louças. A geladeira branca, presente de casamento, foi adesivada de cinza. A iluminação da mesa de jantar que fica junto à ilha é feita com três pendentes de concreto com a mesma linguagem do ladrilho hexagonal da parede do bar, assim como o piso de porcelanato que reproduz o visual do cimento queimado.
O painel de madeira com elementos vazados substituiu a antiga parede de alvenaria do terceiro dormitório, que cedeu espaço ao home office.
Varanda
e sala de TV foram unidas com a retirada da parede e a porta. O uso de
tijolinhos de barro e o movel estendidos até a varanda, unificam os espaços que
ainda contam com confortável sofá e almofadas, perfeitos para as maratonas de
séries.
A bancada existente no lavabo foi reaproveitada e o piso e parede receberam novos revestimentos. Na pequena lavanderia, o tanque de embutir economizou espaço no tampo de quartzo.
“O casal é oriental, por isso
criamos a cama como um tablado de madeira, que ultrapassa a medida do colchão”, explica o arquiteto. “Esse móvel, que funciona muito bem para os
moradores se sentarem e calçarem os sapatos, fica na altura perfeita para
cumprir essa função”, complementa.
Sinônimo de aconchego, o quarto do casal coleciona soluções para espaços pequenos: portas espelhadas nos armários, prateleira fazendo a vez de mesa de cabeceira e gavetões sob a cama.
Fotografia: Luís Gomes
Fornecedores:
Porcelanato da sala, cozinha e banheiros: Portobelloshop Alto da Lapa
Revestimento hexagonal: Solarium
Bancadas e nichos de quartzo: Granitos Moredo
Cadeira de corda e seat garden: DSA Luminas
Persianas: Cortinas Amorim
Painel vazado: Mentha
Marcenaria: Movillar
Pendentes: Lustres Yamamura
Revestimento do boxe e parede da cozinha: Eliane
Coifa: Crissair Eletros
Piso vinílico dos quartos: Tarkett
Sobre Bruno Moraes
Bruno Moraes é formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pela FAU Mackenzie. Em 2007, expõe o projeto “Complexo do Moinho” na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, junto a um grupo de arquitetos e alunos formados pela FEBASP. Passou por grandes escritórios, como o do arquiteto Siegbert Zanettini, onde participou do projeto de ampliação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, considerado o maior projeto sustentável da América Latina. Também atua nas áreas de gerenciamento de obras, execução de projetos, criação e consultoria sustentável.
Bruno Moraes Arquitetura
(11) 2062-6423
www.brunomoraesarquitetura.com.br
@brunomoraesarquitetura
Divulgação: dc33 Comunicação
Deixe seu comentário