20
março

Reforma em apartamento de 85m para recém-casados

reforma-de-apartamento-bruno-moraes

Os moradores, recém-casados, gostam de cozinhar, assistir séries e receber os amigos. Escolheram o apartamento de 85m² em um bairro tranquilo e arborizado da zona sul de São Paulo que foi entregue pela construtora com acabamentos básicos. De origem oriental, queriam uma reforma que contemplasse a nova morada com estilo industrial e minimalista.
O escritório Bruno Moraes Arquitetura derrubou paredes, para unir a cozinha à sala.

Mas como não conseguimos abrir a cozinha totalmente por causa de um pilar, resolvemos revesti-lo com espelho, diz Bruno.

reforma-de-apartamento-bruno-moraes

O pilar foi revestido com espelho e o espaço ganhou ilha gourmet, torre de cocção e lava-louças. A geladeira branca, presente de casamento, foi adesivada de cinza. A iluminação da mesa de jantar que fica junto à ilha é feita com três pendentes de concreto com a mesma linguagem do ladrilho hexagonal da parede do bar, assim como o piso de porcelanato que reproduz o visual do cimento queimado.

reforma-de-apartamento-bruno-moraes
reforma-de-apartamento-arquiteto-bruno-moraes
reforma-de-apartamento-arquiteto-bruno-moraes

O painel de madeira com elementos vazados substituiu a antiga parede de alvenaria do terceiro dormitório, que cedeu espaço ao home office.

reforma-de-apartamento-arquiteto-bruno-moraes
reforma-de-apartamento-arquiteto-bruno-moraes

Varanda e sala de TV foram unidas com a retirada da parede e a porta. O uso de tijolinhos de barro e o movel estendidos até a varanda, unificam os espaços que ainda contam com confortável sofá e almofadas, perfeitos para as maratonas de séries.

reforma-de-apartamento

A bancada existente no lavabo foi reaproveitada e o piso e parede receberam novos revestimentos.  Na pequena lavanderia, o tanque de embutir economizou espaço no tampo de quartzo.

reforma-de-apartamento-arquiteto-bruno-moraes

“O casal é oriental, por isso criamos a cama como um tablado de madeira, que ultrapassa a medida do colchão”, explica o arquiteto. “Esse móvel, que funciona muito bem para os moradores se sentarem e calçarem os sapatos, fica na altura perfeita para cumprir essa função”, complementa.

Sinônimo de aconchego, o quarto do casal coleciona soluções para espaços pequenos: portas espelhadas nos armários, prateleira fazendo a vez de mesa de cabeceira e gavetões sob a cama.

reforma-de-apartamento-arquiteto-bruno-moraes

Fotografia: Luís Gomes

Fornecedores:
Porcelanato da sala, cozinha e banheiros: Portobelloshop Alto da Lapa
Revestimento hexagonal: Solarium
Bancadas e nichos de quartzo: Granitos Moredo
Cadeira de corda e seat garden: DSA Luminas
Persianas: Cortinas Amorim
Painel vazado: Mentha
Marcenaria: Movillar
Pendentes: Lustres Yamamura
Revestimento do boxe e parede da cozinha: Eliane
Coifa: Crissair Eletros
Piso vinílico dos quartos: Tarkett

Sobre Bruno Moraes

Bruno Moraes é formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pela FAU Mackenzie. Em 2007, expõe o projeto “Complexo do Moinho” na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, junto a um grupo de arquitetos e alunos formados pela FEBASP. Passou por grandes escritórios, como o do arquiteto Siegbert Zanettini, onde participou do projeto de ampliação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, considerado o maior projeto sustentável da América Latina. Também atua nas áreas de gerenciamento de obras, execução de projetos, criação e consultoria sustentável.

Bruno Moraes Arquitetura
(11) 2062-6423
www.brunomoraesarquitetura.com.br
@brunomoraesarquitetura

Divulgação: dc33 Comunicação

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.