25
julho

Soluções para morar e trabalhar em apartamento de 70m²

Criatividade e soluções não faltam neste apartamento de aproximadamente 70m², em São Caetano do Sul, com projeto assinado pelo escritório Fantato Nitoli Arquitetura.
A prioridade dos arquitetos foi criar um ambiente aconchegante que atendesse as novas necessidades do jovem casal, principalmente durante a pandemia, como morar e trabalhar em casa. O escritório criou espaços para atender demandas de home office, integração de ambientes e um hall de entrada no apartamento para guardar acessórios como sapatos, bolsas e máscaras.

Para criar um hall que não existia e atender a nova necessidade de armazenamento na entrada do apartamento, para guardar os objetos usados na rua, foi construída uma parede na frente da porta de entrada, que impede a visão direta da cozinha para aqueles que chegam e o convidado é direcionando para a sala de jantar e TV.

Neste espaço foi aplicada uma pintura completa, incluindo o forro, em um tom de verde água, criando uma caixa, com a extensão da mesma cor até o bar na parede contrária, criando unidade entre os ambientes. O armário e a porta de entrada em marcenaria foram mimetizados, recebendo a mesma cor.
Para o jovem casal proprietário do apartamento, o objetivo era integrar a cozinha com a área social. Para isso, foi demolida a parede e uma mureta baixa que dividia esses dois ambientes. Na ilha, entre a cozinha e a sala, no lugar do cooktop, foi colocada a cuba, para manter a parte superior livre. E a área de cocção permaneceu na bancada da parede, onde uma coifa fica discretamente embutida no armário superior.

O sofá na cor mostarda é a atração, fazendo lindo contraste com a parede verde da sala de jantar. Mesa de jantar, cadeiras e pendente em tons claros mantem a neutralidade, para que a parede e o sofá sejam os protagonistas.
A marcenaria contribui para o estilo jovem e clean, com linhas retas e simétricas, puxadores ocultos através de cavas na madeira e fecho-toque no móvel ripado da sala. Uma prateleira metálica super fina, acima da TV, oferece apoio discreto, ideal para colocar plantas pendentes e esculturas, enquanto um bar suspenso e iluminado em frente a uma parede espelhada, cria sensação de amplitude.

Os arquitetos da Fantato Nitoli quiseram imprimir neste projeto um conceito leve e contemporâneo através de diferenciais como a pintura em cimento queimado no forro, somado a sancas de iluminação indireta. Uma sanca faz a iluminação da cozinha e outra parte desde o cortineiro da sala percorrendo toda a parede da TV até a circulação dos quatros. Mobiliário clean, leve, sem muita informação e detalhes, preservando a cor e o desenho puro das peças, são o foco em todos os ambientes do apartamento.

Outro objetivo, foi um home office generoso e confortável, que também tem a função de servir como quarto de hóspedes, quando necessário. Para ganhar um bom armazenamento sem ter grandes armários com cara de guarda-roupas, os arquitetos sugeriram um armário alto com diferentes soluções.
Em sua lateral, os nichos embutidos e iluminados com fita de LED criam uma atmosfera charmosa para a função de quarto de hóspedes.
Do outro lado, uma das portas com moldura preta e vidro, traz uma sofisticação para armazenar os objetos de escritório e ao centro, o armário fechado é o guarda-roupas. Além disso, a bancada suspensa permite que a cortina de tecido se estenda de fora a fora no ambiente, trazendo muito aconchego. Um aparador suspenso com portas de correr em muxarabi traz mais uma solução de armazenamento e apoio para a TV.

No quarto do casal, assim como em todo apartamento, o minimalismo foi mantido. O painel de madeira na cabeceira com iluminação embutida em LED e acoplado aos criados mudo, proporciona conforto. A prateleira suspensa tem como objetivo dar apoio aos aparelhos da TV, uma vez que o espaço não permitia um aparador. Armários com portas de correr otimizam o closet, permitindo que os dois moradores possam abri-las ao mesmo tempo. O papel de parede finaliza o ambiente com um toque de textura, que traz o complemento perfeito.

Fotos: Julia Ribeiro Fotografia

Projeto: Fantato Nitoli
www.fantatonitoli.com.br 
@fantatonitoli.arq

Divulgação:
 www.a3comunicacao.com.br 
@a3_comunicacao
Maria Helena Antoniadis (11) 988923563

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.