29
dezembro

Um apartamento que conta a história dos moradores

apartamento-com-historia

Bom dia queridos!
Estou amando fazer o post do último domingo do ano com esse projeto lindo do arquiteto Renato Moraes de Mello. Acompanho há anos os trabalhos do Renato e adoro ver como ele resolve bem a mistura de materiais e o aproveitamento de móveis e objetos que contam a história dos moradores transformando os espaços em ambientes únicos, cheios de conforto e acolhimento.

Não foi diferente nesse apartamento de 160m². O casal morou por mais de 20 anos em uma cobertura e decidiram mudar para um apartamento mais compacto com apenas um andar. Um dos pedidos foi aproveitar ao máximo os móveis existentes. Eles também moraram no exterior e são apaixonados por viagens, quando trazem muitos objetos como lembrança para enfeitar a casa. Sem preconceito, muranos, artesanatos e obras de arte convivem bem – tudo junto e misturado.

apartamento-com-cara-de-casa
Na parede, o vermelho goiabada da Suvinil entra nos tons do tapete Kashan iraniano.
apartamento-com-historia

Como o apartamento tinha a planta muito compartimentada, a prioridade do arquiteto foi integrar os espaços para que os clientes pudessem curtir amigos e família em churrascos e festas. Uniu a cozinha com o living e a suíte do casal com a sacada, criando outro espaço de trabalho e estar.
O conceito foi pensado para ser livre de modismos.
Colorido, afetivo, cheio de recordações e que refletisse um pouco da experiência dos moradores. Bem ao gosto do proprietário que gosta muito de cor!
O bacana no projeto é que nele tudo foi feito para ser usado, nada poupado. As marcas de uso deixam o ambiente ainda mais aconchegante.
Para complementar o clima de casa, o arquiteto usou plantas comuns, de fácil manutenção e espécies de sombra para que se adaptassem bem ao ambiente interno como jiboias, palmeiras e samambaias.  

apartamento-com-historia
apartamento-com-historia
A antiga mesa mineira com 3,20 m que hoje faz bancada para o home office servia para o churrasco no antigo apartamento.
apartamento-com-jeito-de-casa
O lindo piso de ladrilho hidráulico remete à avó do proprietário.
apartamento-com-caara-de-casa
Na sala da lareira, o tapete é um Tabriz iraniano rústico, acervo dos moradores.
apartamento-com-historia
apartamento-com-historia-dos-moradores

A sala de jantar no centro do apartamento serve tanto à cozinha quanto à churrasqueira. A antiga mesa colonial compõe com o lindo louceiro.
As cadeiras de palha da Artenossa quebram a simetria com as antigas cadeiras que no passado serviam a recepção do consultório do pai do morador, que era dentista no interior.

sala-de-jantar-do-apartamento
apartamento-reformado
apartamento-conta-historia-dos-moradores
apartamento-com-cara-de-casa

O living tem três tipos de revestimento de piso – peroba rosa de demolição, cimento queimado aplicado sobre o piso existente (com isso foi reduzido o tempo de obra e os custos) e por último, o ladrilho hidráulico que remetia à casa da avó da moradora em Pelotas. O ladrilho foi feito pela Fábrica de Mosaicos de Pelotas.

apartamento-conta-a-historia-dos-donos
Que lindas as almofadas da Design Guild, da ML tecidos!
apartamento-conta-a-historia-dos-donos

Fotografia: Eduardo Liotti

Projeto:Renato Mello Arquitetura
Rua Saldanha Marinho, 30/301 – Menino Deus, Porto Alegre
F. 51. 3779 7009 e 51.98174 9080

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*