17
setembro

Uma reforma com história e afeto

Projeto INN Arquitetura | Foto Cristiano Bauce

O casal de clientes tem gostos parecidos até na maneira de se vestir. Gostam de moda, mas apreciam o que é atemporal e preferem peças de qualidade a qualquer outra. Gostam de colecionar – de fotografias, câmaras antigas a bonecos de todo mundo.
Quando procuraram o escritório Inn Arquitetura, das arquitetas Rebeca Calheiros e Gabriela Guterres, a filha de nove anos já se sentia confortável para dormir um pouco afastada dos pais, o que possibilitou que fossem feitas mudanças no imóvel, resultado da união de duas coberturas.
Ainda que com muita liberdade projetual, um pedido – ir comprando as peças aos poucos para ir amadurecendo o projeto, as sensações do novo espaço. Na visão da cliente, é o que traz a personalidade de quem habita, para a nova morada.
Na reforma, a suíte do casal deu espaço à suíte da filha, com um recanto especial, a brinquedoteca. A sala de ginástica, configurada antes da pandemia, foi renovada reforçando a conexão com o antigo cômodo da suíte principal da casa.

Suíte Master

O casal pediu para a suíte uma atmosfera cosmopolita e a cama no maior tamanho possível, mas em tamanho que permitisse a compra de enxoval pronto.
As arquitetas escolheram a cama “Hug”, de Mauricio Bomfim. A peça é puro abraço.
Lençóis e colcha em linho, um tecido leve, nobre e atemporal, com o charme especial – o amassado característico.
A marcenaria espelhada dá o ar da graça apenas quando o casal quer ver as séries preferidas.
O lindo tapete feito sob medida com desenho quadriculado complementa os tons do quarto, trazendo leveza.

A academia, um dos refúgios do casal, tem portas pivotantes em madeira para maior fluidez e comunicação. O material nobre é o contraponto na cartela de cores predominantemente cinza.

Portas pivotantes separam a suíte do casal, da academia.

Iluminação:
Iluminação direta e indireta, todos com dimerização e automação.
Luminária DO IT da Interlight permitiu a brincadeira da luz difusa, com a luz direta e pontual.
No quesito isolamento de luz, as arquitetas escolheram tecido black-out, enquanto as cortinas em tecido vazado trazem interessante efeito, quando a opção é a luminosidade.
O casal pediu um canto reservado para uma bandeja ou um chá e a base da mesa original Saarinem, que o casal já tinha, recebeu tampo em mármore nero escovado.

Academia

Academia com portas pivotantes para a suíte do casal

Explosão de cores na academia, inspirado no estilo de Patricia Urquiola, contrasta com os tons sóbrios da suíte master. Tudo contribui para um ambiente alegre e de descontração, a começar pelo tapete – assinado pelo escritório – com desenho orgânico, executado pela Decorale.
A porta original do apartamento com um belo trabalho nos vidros foi mantida, pois lembra a história da família, que é ligada ao aço.

Assinado pelo Estúdio Bola, o sofá revestido em lona azul foi o escolhido por sua linguagem despojada e futurista. Foi posiciona de maneira que os moradores pudessem apreciar a vista de tirar o fôlego!
Reparem no espaldar metálico – desenhado sob medida para o espaço e estruturado barra por barra, com os pinos de fixação previstos ainda durante a obra para garantir a firmeza desejada da peça.

Brinquedoteca

Para a brinquedoteca, considerada o quarto da bagunça, das atividades manuais, do movimentar o corpo ou do cineminha com as amigas, as arquitetas do escritório INN Arquitetura criaram um cantinho que funciona como “toca” para leitura e momentos de reflexão.
Referências ao estilo nórdico foram trazidas ao projeto,, com móveis funcionais, peças em madeira clara e muito espaço livre para circulação contando ainda com esquema de cores em tons pastel.

O mural em estrutura metálica e corda naval, no mesmo tom pink do banheiro foi criação das arquitetas onde poderão ser colecionadas fotografias, desenhos e arte que trarão memórias de bons momentos vividos.

Brinquedoteca

Suíte Stella

A filha ama sentir as texturas, o conforto de peças acolchoadas, preferindo ursos às bonecas, sendo muito sinergética, segundo uma das descrições da mãe. Para as arquitetas, foi um exercício gostoso trazer esse universo para a suíte da menina.
Aplicar a técnica Tie Dye é uma das diversões da menina, então Rebeca e Gabriela trouxeram um tecido aquarelado para o tablado que foi projetado para as amigas “se atirarem”.
Charme especial, o balanço em macramê.

A garota, extremamente ativa, assistia as aulas on-line durante a pandemia sentada em uma bola de pilates. As arquitetas criaram uma barra de alongamento no quarto para os exercícios da menina.
O layout foi pensado com espaço libre para brincadeiras, mas com muito conforto através dos tapetes Lorena Canals que sobrepostos parecem um tapete único. Como o piso original do apartamento é escuro, as nuances do tapete vestiram o chão de forma equilibrada.

Uma curiosidade – o verde menta é a cor que vinha forte nas referências da cliente. O contraponto inicial, o rosa, deu espaço para o lilás, com um amadurecimento de projeto, pensado também para ser uma proposta mais atemporal, acompanhando a menina com tranquilidade na fase da adolescência. O desafio foi dosar cores de forma a deixar o projeto suave e pouco cansativo.

A cama de casal foi um pedido acatado pelos pais que até hoje tem o hábito de deitar ao lado da menina para ler um bom livro, conversar sobre o dia ou até mesmo contar uma história.    Nesse espaço sagrado de relaxamento, estudo e conversa entre amigas, a TV não entra.

Na suíte da menina, balanço em macramê.

Banho Filha

A coerência na transição dos espaços foi premissa para a composição do banho da filha. Para isso, as arquitetas seguiram a ideia dos tons pasteis. A ludicidade fica por conta da escolha dos revestimentos em seus diversos formatos e na escolha do piso, com estampa lembrando granilite.
Nichos na área do box e espelheira com prateleiras acomodam os produtos da jovem cliente.

Nichos na área do box

Banho Brinquedoteca

O pink em profusão traz alegria com um certo ar de dramaticidade. Piso neutro e bancada em mármore carrara, balcão em madeira para o toque de conforto na marcenaria, compõe com estrutura metálica para mais leveza.
Acessórios e metais em preto fazem a cena do espaço.

Home- Office

Home ofiice é o refúgio em casa onde se mistura trabalho, estudo e lazer. Um dos hobbies da cliente é a papelaria, com itens que ela costuma trazer de viagens e usa para preparar embalagens de presente únicas. Na remodelação, a marcenaria foi adequada para que todos eles tivessem seu espaço.
O belíssimo vitral foi mantido sendo atualizado o sistema de iluminação para fitas de led, dimensionadas para luz difusa uniforme que outrora apresentava muitos pontos sombreados.
Cores presentes no tapete geométrico em grandes blocos.
A mesa em formato orgânico com pequenos grânulos coloridos se sobressai na base cimentícia grafite em granilite , sendo todas as peças desenhadas pelo escritório.
Paredes e teto receberam atenção especial, com madeira e diore revestindo as superfícies e trazendo um toque a mais de aconchego para o espaço.

Fotografia: Cristiano Bauce

Projeto:
INN Arquitetura
Arquitetas Rebeca Calheiros e Gabriela Guterres
contato@inn.arq.br
Instagram: @inn.arquitetura

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.