A patina teve origem no sul da França onde os camponeses artesãos, tentando copiar o modo dos palácios de Paris, criaram uma maneira alegre e despretensiosa de viver. Os móveis recebem patina clara, quase sempre branca com acabamento tosco. Os tecidos são floridos e as casas cheias de flores e acessórios.
E como se faz patina?
Ela pode ser feita com inúmeras técnicas e aparências e a provençal é a mais simples delas.
Você vai precisar de tinta PVA branca e marrom. Pincel macio, vela ou cera em pasta, lixa fina e panos.
Lixe a peça e pinte o fundo sempre com tinta látex PVA-branca ou colorida. Aqui, no exemplo que fiz, pintei de branco.
Depois de bem seca a tinta, pinte algumas partes (onde quiser que fique descascado) de marrom. Também pode, se quiser, pintar toda a peça. Deixe secar bem.
Nos lugares onde imaginar que poderá ficar bom um descascado, esfregue uma vela ou passe cera em pasta. Nestes locais, a tinta não pegará.
Passe, então, a tinta PVA branca novamente.
Nessa etapa, você terá duas opções. A primeira, antes que a tinta fique totalmente seca, vá passando o pano seco nos locais onde passou a vela que a tinta irá saindo e aparecerá a cor que está embaixo. Se for a tinta marrom, parecerá madeira.
A segunda, depois de seca a tinta branca, passe a lixa fina sobre os locais com cera. O efeito final será um pouquinho diferente, como vocês podem ver pelas fotos. Em cada um dos castiçais fiz uma das duas finalizações.
O acabamento é feito com verniz acrílico ou cera.
Gostaram? Qualquer dúvida mande email que vou ter prazer em responder.Esta é a maneira como eu faço, talvez voce conheça ou faça diferente. A técnica é o menos importante. O que realmente importa é o resultado final e com patina não tem erro. Sempre fica lindo!
Beijo, Malu
Deixe seu comentário