31
outubro

Vamos fazer pátina?

Como fazer patina blog detalhes magicos

A patina teve origem no sul da França onde os camponeses artesãos, tentando copiar o modo dos palácios de Paris,  criaram uma maneira alegre e despretensiosa de viver.  Os móveis recebem patina clara, quase sempre branca com acabamento tosco. Os tecidos são floridos e as casas cheias de flores e acessórios.
Como fazer patina blog detalhes magicos
Como fazer patina blog detalhes magicos
Como fazer patina blog detalhes magicos
Como fazer patina blog detalhes magicos
Como fazer patina blog detalhes magicos
Como fazer patina blog detalhes magicos
Como fazer patina blog detalhes magicos
E como se faz patina?
Ela pode ser feita com inúmeras técnicas e aparências  e a provençal é a mais simples delas.
Você vai precisar de tinta PVA branca e marrom. Pincel macio, vela ou cera em pasta, lixa fina e panos.
Lixe a peça e pinte o fundo sempre com tinta látex PVA-branca ou colorida. Aqui, no exemplo que fiz, pintei de branco.
Depois de bem seca a tinta, pinte algumas partes (onde quiser que fique descascado) de marrom. Também pode, se quiser, pintar toda a peça. Deixe secar bem.
Nos  lugares onde imaginar que poderá ficar bom um descascado, esfregue uma vela ou passe cera em pasta. Nestes locais, a tinta não pegará.
Passe, então, a tinta PVA branca novamente.
Nessa etapa, você terá duas opções. A primeira, antes que a tinta fique totalmente seca, vá passando o pano seco nos locais onde passou a vela que a tinta irá saindo e aparecerá a cor que está embaixo. Se for a tinta marrom, parecerá madeira.
A segunda, depois de seca a tinta branca, passe a lixa fina sobre os locais com cera. O efeito final será um pouquinho diferente, como vocês podem ver pelas fotos. Em cada um dos castiçais fiz uma das duas finalizações.

Como fazer patina blog detalhes magicos

Peças pintadas de branco, tintas PVA branca e marrom

Como fazer patina blog detalhes magicos

O marrom pintado em algumas partes

Como fazer patina blog detalhes magicos

Toda a peça pintada de marrom

Como fazer patina blog detalhes magicos

Branco retirado com lixa, depois da tinta seca.

Como fazer patina blog detalhes magicos

Branco retirado com pano antes que a tinta fique seca.

O acabamento é feito com verniz acrílico ou cera.
Gostaram? Qualquer dúvida mande email que vou ter prazer em responder.Esta é a maneira como eu faço, talvez voce conheça ou faça diferente. A técnica é o menos importante. O que realmente importa é o resultado final e com patina não tem erro. Sempre fica lindo!
Beijo, Malu

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*

28 Comentários

  • Heloyse
    09 dezembro, 2018

    Oi..vc pode me ajudar? Quero fazer pátina na única porta branca do ap que compramos, é uma porta de madeira maciça na lavanderia. Está pintada de branco fosco ( não verniz). Se simplesmente lixar/ desgastar e passar um verniz em cima consigo algum efeito legal? O que vc me sugere? Obrigada desde já.

    • Malu
      10 dezembro, 2018

      Oi, Heloyse!
      Difícil de dizer sem conhecer o apartamento. Porque é a única porta branca e porque farias pátina na lavanderia? Branco me parece ideal para essa área, ressaltando que não sei como é a decoração.Quanto à pátina, ela pode ser feita de inúmeras maneiras, desde lixar, com uma ou mais camadas de tintas e cores até usar solventes, o que já é um pouco mais complicado. Mas o fato de desgastar uma pintura já caracteriza a pátina que tem como objetivo dar um aspecto envelhecido.
      Não sei se ajudei. Espero que sim!
      Beijo, Malu.

  • Marilene Braga
    06 junho, 2017

    Olá! Amei sua explicação!! Eu comprei aquelas molduras de resina modelo provençal. Vou fazer como você explicou! Obrigada!! ou

    • Malu
      06 junho, 2017

      Oi, Marilene!
      Que bom saber que estou ajudando! Faz um tempão que não faço patinas mas se tiveres alguma dúvida, escreve, que o que eu souber, compartilho contigo.
      Beijo, Malu

  • Silvana
    13 abril, 2016

    boa noite ! Estou com uma peça de gesso que já foi passada tinta cobre em pasta, depois foi passado azul ,em seguida a pessoa não gostou do ton e passou uma camada de branco pva e depois um ton palha! Posso fazer patina por cima de tudo isso ? Pq a peça é uma pinga muito trabalhada e seria muito difícil lixa- lá inteira ! Aguardo sus opinião E muito obrigada

    • Malu
      16 abril, 2016

      Se fosse minha sabe o que eu faria, Silvana? Tentaria dar umas descascadas com lixa em algumas partes da peça do jeito que está e teria uma patina bem original…

  • Liliane
    29 fevereiro, 2016

    Lindo! Muito obrigada pela aula, farei com a cor dourada.
    Beijosss…

    • Malu
      02 março, 2016

      Muito bom que vais tentar Liliane! É muito, muito bom começar a fazer pintura. É surpreendente como pega as pessoas desprevenidas. A gente ouve falar, sabe, mas quando começa a misturar tintas e mexer com pincéis…ah! É tudo de bom! Não esquece de tuas músicas preferidas como fundo 🙂
      Depois me conta como ficou!
      Beijos, Malu

  • Lisiane
    23 agosto, 2014

    Olá! Amei essas idéias! Eu tenho uma cristaleira rústica ainda na cor da madeira e queria fazer uma patina bem clarinha. Lixo, passo a cera nas partes que quero que descasque e não passo primer? Como e para cozinha tu acha que devo passar verniz depois de pronto?
    Muiiito obrigada!!!

    • Malu
      24 agosto, 2014

      Oi, Lisiane! Gosto muito de fazer as patinas com PVA, então ,fica bom passar verniz para impermeabilizar, principalmente para móveis de cozinha. Prefiro os vernizes acrílicos que não amarelam. Também não uso primer e isso não quer dizer que não possas usar,pois a patina é democrática… tem inúmeras maneiras de ser feita, cada um faz do seu jeito. Quando uso cera, faço do jeito que mostrei no post. Se tiver alguma outra dúvida, é só perguntar! Bom trabalho, beijo, Malu.

  • liza rose bronzon
    12 agosto, 2014

    tenho um móvel com pátina clara e gostaria de escurecer. O que devo fazer?

    • Malu
      12 agosto, 2014

      Oi, Liza!
      Gostarias de patina mais escura ou escurecer o móvel todo? Que tipo de patina tem teu móvel?
      Aguardo tua resposta! beijo,
      Malu

  • Edilena
    12 agosto, 2014

    Olá Malu!
    Vou fazer a pátina em um guarda roupa de madeira envernizado e gostaria de saber se após lixar é preciso também passar a tinta marrom ou apenas a cera e a branca para depois lixar nos lugares que eu quero o efeito descascado?
    Muito obrigada pelas informações!Você me encorajou a “colocar a mão na massa”!!!rs..
    bjs!

    • Malu
      12 agosto, 2014

      Oi, Edilena! Na realidade, tudo vai depender do teu gosto pessoal e da cor da madeira do armário. Se passares a tinta marrom, quando passares a lixa, nas áreas descascadas vai aparecer o marrom. Se quiseres uma patina mais suave, e se a madeira permitir, não precisas passar o marrom. Não sei se me expressei bem. É que depende muito da madeira do móvel e do efeito que esperas ter com a patina! De qualquer maneira, não esquece da cera (ou da vela), nas áreas a serem descascadas. Facilita muito o trabalho.
      Qualquer dúvida, escreve novamente!
      Beijo, Malu
      Adorei saber que te ajudei a “por a mão na massa” 🙂

  • Amanda de Oliveira
    20 novembro, 2013

    Olá …. amo seus trabalhos , me inspiro neles … mas preciso de ajuda , fiz uma patina num guarda roupa aqui em casa , todo branco , com desgastes nos cantos , fiz com tinta de parede pva , queria uma ideia de como impermeabilizar ? verniz tranparente ? aguardo ideias … bjs ….

    • Malu
      20 novembro, 2013

      Oi, Amanda! Verniz acrílico é o mais usado, principalmente em guarda roupa que é uma peça grande. Pode amarelar um pouco, com o tempo, mas amarela bem menos que o verniz aquele com solvente. Se é uma peça menor, podes impermeabilizar com cera em pasta e até mesmo cera de sapatos. Em peças menores, eu costumo usar cera Parquetina. O verniz acrílico tem de várias marcas e podes comprar em ferragens e lojas de tintas. Resumindo: te aconselho o verniz acrílico. Não amarela muito, não tem cheiro e é fácil de aplicar. Beijo, Malu

  • Isabela
    15 setembro, 2013

    Oi, pretendo fazer caixotes com a pátina, só que irei fazer com as cores vinho e branco.
    Eu passo o vinho primeiro?

    • Malu
      15 setembro, 2013

      Oi, Isabela! Querida, a cor que vais deixar embaixo é a que queres que apareça no desgaste. A cor final é a que vai prevalecer. Por exemplo, se puseres o vinho embaixo, na hora que fores lixar, ela vai surgindo… Existe uma patina que pode ser feita com removedor que fica linda! Fica complicado explicar aqui nos comentários (fica meio longo). Vou ver se faço um post sobre ela, está? beijo. Se tiveres outra dúvida, é só escrever!

  • SIMONE MEINICKE
    03 maio, 2013

    Bom dia Malu.
    Bacana seu site.
    A porta do meu quarto é de madeira, pintada com um marrom muito escuro.
    Gostaria de mudar a cara desta porta. Pode me mandar sugestões?

    Sucesso pra voce.

    Simone.

    • Malu
      03 maio, 2013

      Simone, querida, obrigada! Sobre a porta, é um pouco difícil dar ideias sem conhecer e sem saber o estilo. Posso pensar em um post sobre portas, quem sabe? Particularmente também não curto portas de madeira escura. Em geral, pinto de branco.É que depende muito do entorno! Se puderes mandar dizer alguma coisa a mais! Beijo, Malu

  • Mônica Miranda
    15 abril, 2013

    Achei lindas suas peças! Gostaria de uma sugestâo: ganhei um pequeno guarda roupa de duas portas, que originalmente era da cor da madeira, minha cunhada resolveu pintá-lo de branco. Ganhei ele assim: branco mas ja com alguns pedaços bem descascados formando como que circulos. a tinta branca ta soltando quando raspo a unha mas nao sai com a lixa. A camada branca é bem grossa. Que fazer? Da umas ideias ai?! Pretendo usá-lo na chacara como guarda louças.

    • Malu
      16 abril, 2013

      Mônica, não sei qual o tipo de tinta branca que foi usada no armário. Se for tinta esmalte,podes tentar fazer pátina com removedor ao invés de lixa. Compra o removedor pastoso e passa um pouquinho no lugar que queres descascar. Quando a tinta começar a soltar (leva alguns minutos), esfrega sobre ele, limpando, com um pouco de estopa (aquela para limpar carro) ou um pano de algodão. Assim que sair o desejado, passa um pano com cera para dar um “stop” no efeito do removedor. Muito CUIDADO ao usar o removedor, pois é inflamável e tóxico. Usa luvas e trabalha em lugar com boa ventilação!
      Se a tinta não for esmalte, escreve de novo que te mostro como fazer de outra maneira, tá?
      Claro que isto é se quiseres fazer pátina!
      Boa sorte e avisa se ficou bom! Beijo, Malu

  • miguel messina
    01 dezembro, 2012

    ola

    gostaria de saber se a tinta pva acrílica de pintar parede da para fazer patina?

    obrigado

    • Malu
      02 dezembro, 2012

      Oi! Depende do tipo de pátina. Eu não costumo usar a acrílica, porque ela forma uma película depois de seca que não me permite o acabamento desejado. Dependendo do tipo de pátina, uso a pva ou a esmalte. Se eu puder ajudar mais, é só perguntar!

  • CRISTINA
    31 outubro, 2012

    Adorei . bj.

    • Malu
      01 novembro, 2012

      Lembrei muito de nossas pinturas enquanto fazia o post, Cristina! Beijos

  • Rosane
    31 outubro, 2012

    Adorei. Coisa bem boa transformar as coisas com tintas! E vi umas pinturas na tia em tuas fotos…..hummm mas que legal! beijos

    • Malu
      01 novembro, 2012

      É TUDO de bom mudar com tintas,tu bem sabes!!! E siim, vistes bem, tem pinturas dela ali, hehe, que olho bom! Beijos, saudades