07
abril

Varanda, um lugar para os moradores curtirem

varanda-apartamento
Projeto Korman Arquitetos | Foto Gui Morelli

Bom dia, queridos!
Vamos falar sobre varandas?
Além de receber amigos e familiares, ela também pode ser um lugar para que os próprios moradores curtam – seja lendo um livro, fazendo exercícios físicos ou mesmo para relaxar ao som de suas músicas preferidas, principalmente em tempos de quarentena. Se você já tem esse espaço, mas não sabe muito bem o que fazer com ele, ou mesmo está reformando ou acaba de comprar um apê novo, as arquitetas Ieda e Carina Korman, do escritório Korman Arquitetos reuniram dicas preciosas para você acertar na composição do espaço. 

Os novos empreendimentos passaram a valorizar ainda mais a varanda, garantindo uma metragem generosa para esse espaço que virou o lugar preferido da família, especialmente quando se deseja reunir os amigos. A tendência trouxe novas funções para a varanda, que agora faz às vezes de sala de estar, sala de jantar, área gourmet e até mesmo salão de jogos.

 Fechamento necessário

dicas-de-varanda
Projeto Korman Arquitetos | Foto Gui Morelli

Se a ideia é proteger o local da chuva e de ventos fortes, investir no fechamento de vidro se torna inevitável. É a solução perfeita para quem deseja ampliar o espaço interno do apartamento e criar um ambiente protegido inclusive de ruídos.

“Com essa saída, garantimos que os móveis e objetos não sejam danificados com a chuva”, explica Ieda. Mas antes de qualquer medida, deve-se verificar na convenção do condomínio qual é o padrão de fechamento estabelecido.

Churrasqueira gourmet

Ter uma churrasqueira na área externa depende em primeiro lugar da estrutura do empreendimento, já que é preciso ter a saída de fumaça e hidráulica previamente preparada. A disposição da churrasqueira costuma determinar o layout de todo o ambiente, já que ela não pode ser mudada de lugar.

“O espaço costuma ser utilizado para reunir os amigos e a família, por isso, pede uma mesa de jantar e cadeiras confortáveis. Para os revestimentos, o ideal é escolher modelos fáceis de limpar e que não deixar que a gordura impregne, a exemplo do porcelanato”, afirma Carina Korman.

Paisagismo adequado

dicas de varanda
Projeto Korman Arquitetos | Foto Gui Morelli

O paisagismo também pode compor o ambiente. Para varandas menores, o jardim vertical é uma boa pedida, assim como para quem tem espaço, vale a pena investir em vasos grandes e plantas no chão.

“O importante é verificar em que posição as plantas vão ficar, já que o cultivo de determinadas espécies depende de incidência de luz natural e vento, por exemplo. Só avaliando as condições do ambiente para escolher as melhores plantinhas para o ambiente”, explica Ieda.

dicas-de-varandas
Projeto Korman Arquitetos | Foto JP Image

Móveis preservados

dicas-varandas
Projeto Korman Arquitetos | Foto: Gui Morelli

Apesar de coberto e fechado com os vidros, os móveis do ambiente acabam expostos à incidência do sol.

“Por isso, indicamos peças com boa durabilidade, como os de fibras sintéticas e a madeira. Quando o assunto são os estofados, prefira sempre modelos impermeáveis e que não danifiquem em contato com o sol”, finaliza Carina.

 Korman Arquitetos
Rua Groenlândia, 1877, Jardim América, São Paulo
Tel.: (11) 3060-8313
www.kormanarquitetos.com.br

Divulgação
dc33 Comunicação
F. (11) 3129 43882

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*