A sensação de amplitude predomina na residência de praia reformada pela arquiteta Patrícia Penna e equipe. Apostaram em soluções modernas nos revestimentos, marcenaria, iluminação e objetos, para atender aos desejos dos proprietários.
“Eles queriam uma residência ampla e confortável, com revestimentos de fácil manutenção”, confirma o arquiteto João Paulo Duque, do escritório Patricia Penna Arquitetura & Design. “E assim, o projeto superou as expectativas dos nossos clientes, ao oferecermos soluções práticas, que resultaram em ambientes modernos e fluidos”, continua.
Para colocar em prática os desejos da família, materiais muito usados em casas de praia como madeira rústica, pedra com acabamento naturais e fibras naturais ficaram de fora, dando espaço para alternativas mais práticas e minimalistas.
“Um dos grandes desafios foi atender às expectativas dos clientes, que optaram por materiais usualmente aplicados em projetos urbanos, e ainda assim manter a atmosfera de casa de praia”, explica João Paulo.
A área externa, destaque do projeto, conta com uma piscina semi coberta, além de um grande gramado de frente para o mar. Espécies como coqueiros, orquídeas, guaimbés e até uma jabuticabeira, engrandecem o paisagismo. No deck ecológico, espreguiçadeiras para os momentos ao sol. Em todo o setor de lazer, o mobiliário escolhido tem estruturas de alumínio, acabamentos em couro náutico, fibras sintéticas ou telas, ideais para suportar as intempéries.
No interior da casa, grandes painéis de madeira são importantes elementos do setor social, no pavimento térreo. Amigos e familiares conseguem passar horas agradáveis no living, onde um sofá e duas confortáveis poltronas em tons neutros, todos da Artefacto, conversam com a atmosfera minimalista da decoração.
“Os layouts fluídos e sem exageros são compostos por um mobiliário simples, porém sofisticado. A sensação de continuidade dos ambientes fica por conta do piso em porcelanato técnico de cor clara”, conta João Paulo.
O jantar, integrado com o gourmet, tem ar intimista e elegante. A mesa com pés de aço inox, fica completa com 12 cadeiras forradas de linho com algodão, revestimento predominante em quase todos os móveis.
Entre o living e o jantar, uma área de leitura composta por duas confortáveis chaises, é a perfeita transição entre o relaxamento do living, e o lazer da área externa. Poucos e bons móveis e objetos, otimizam os espaços.
Porcelanato técnico reveste o piso de toda a residência. O material é resistente, e muito simples de manter.
Nas tardes chuvosas o confortável home theater é a solução perfeita. O acolhimento é assegurado pelos dois sofás forrados em tecido de algodão. Os painéis de madeira aquecem o cômodo, além de auxiliarem no isolamento acústico. Em tons predominantemente neutros, os pontos de cores ficaram nos objetos móveis, como almofadas, mantas e vasos de plantas.
“Nosso objetivo era proporcionar o máximo de conforto possível para os usuários durante as horas de lazer”, explica o arquiteto.
Outro desafio encontrado pelo escritório foi dos acessos à suíte de hóspedes e lavabo que estão lado-a-lado e precedem o acesso ao elevador. Esteticamente, estes vãos criavam um ruído visual muito indesejado, numa área tão importante, como o hall de entrada. A solução proposta foi mimetizar estas portas num sistema de “painéis e portas” (Ornare).
“Assim, elas ficaram quase imperceptíveis entre elegantes painéis de madeira”, comenta João Paulo.
Ao subir as escadas, no segundo pavimento, a suíte máster é a maior entre as 05 suítes. Com uma bela vista para a praia, o quarto ganhou um mobiliário com linhas retas e uma paleta de cores neutras (Alfa Marcenaria e Armando Traldi). Mesas de cabeceira em laca branca, são práticas e perfeitas para o apoio de objetos essenciais, enquanto o painel de madeira é o responsável pelo aconchego necessário. O piso, o mesmo das áreas sociais, assegura o frescor.
Completando a suíte, o banheiro foi
pensado para favorecer os momentos de relaxamento. O revestimento do piso segue
também nas paredes. O material tem um aspecto homogêneo e baixíssima
permeabilidade, sendo mais resistente e difícil de manchar, perfeito para
regiões litorâneas.
A bancada é toda de mármore, criando uma bonita e harmônica composição.
O projeto luminotécnico (Iluminare) da residência foi pensado para cumprir duas funções; uma técnica e a outra cênica, contribuindo para a sensação de acolhimento. Pensando na sustentabilidade, as lâmpadas utilizadas são de LED, por seu baixo consumo e maior durabilidade. Além disso, a principal proposta da iluminação foi enaltecer aspectos marcantes da arquitetura.
“No hall de entrada o destaque está nos painéis de madeira e na parte externa a ideia é engrandecer as linhas retas da construção”, explica João Paulo.
Fotografia: Sergio Israel
Patrícia Penna Arquitetura & Design
Rua Armando D’Oliveira Cobra, 50 – São José dos Campos
(12) 3209-9785
www.patriciapenna.arq.br
@patricia_penna_arquitetura
dc33 Comunicação
Bianca Benfatti, Glaucia Ferreira e Danilo Costa
Tel. (11) 3129-4382
Deixe seu comentário