19
Maio

Modernidade em apartamento dos anos 90

reforma-apartamento-anos-90

Bom dia, queridos!
Uma construção com 25 anos pode ter apelos irresistíveis como área generosa, luminosidade e localização. Esse apartamento de 1995 com 170m² na Vila Leopoldina em São Paulo, passou por uma reforma total comandada pela arquiteta Cristiane Schavoni para transformar as peças sem integração e isoladas umas das outras em ambientes fluídos conforme os desejos dos novos moradores.

O primeiro passo foi transformar o layout em uma proposta mais atual, com a área social integrada – expectativa da família para proporcionar maior convívio com seus convidados. A fluidez entre cozinha e sala de jantar foi destacada: a churrasqueira a gás, instalada na cozinha junto ao cooktop foi um dos desafios realizados com sucesso pela arquiteta e a coifa,  com dois dutos que transportam a fumaça e odores para a área externa do apartamento, garantiu funcionalidade e sua estética proporcionou um toque arrojado ao ambiente. 

“Tudo foi pensado para que o casal continue rodeado por amigos e familiares em suas alegres reuniões aos finais de semana”, relata Cristiane.

estar-integrado-
projeto-cristiane-schiavone
projeto-cristiane-schiavoni

A sala de jantar foi ‘inserida’ à ampla cozinha: Elegante e discreta, a mesa de vidro assumiu o papel de coadjuvante para que as cadeiras Tulipa, na cor azul, pudessem sobressair-se.

projeto-cristiane-schiavoni

Ainda na área social, a arquiteta apostou na execução do escritório no mesmo ambiente do living, que por sua vez também responde como sala de TV. Essa integração permite aos pais que, durante o home office, possam compartilhar os momentos e acompanhar as atividades realizadas pelos filhos.

projeto-cristiane-schiavoni
projeto-arquiteta-cristiane-schiavone

Conectada ao living, a varanda recebeu uma mesa explorada em suas diversas funções – desde um prazeroso café da manhã aos finais de semana, um bate-papo com amigos ou uma tarde de jogos.

cristiane-schiavoni

Outra necessidade era aproveitar ao máximo a iluminação natural e ventilação para todos os ambientes. Para isso, entre a cozinha e a lavanderia, uma porta de vidro com película permite a entrada abundante de luz que abrange inclusive a sala de jantar. A ausência de paredes permite a ventilação cruzada, deixando o ambiente mais fresco.

iluminação, composta por peças do Empório Luz, teve papel importante para criar diferentes cenários na área social. No projeto luminotécnico, Cristiane realçou aspectos fundamentais por meio da iluminação indireta, presente em cima e embaixo das paredes, em um recurso que ofertou beleza e disfarçou o baixo pé-direito do imóvel. No teto, a luz ressalta as obras de arte expostas nas paredes e, na cozinha e sala de estar, as luminárias promovem a iluminação fundamental para os ambientes.

Para o projeto da cozinha, a arquiteta desenhou armários executados pela Bontempo, e que fogem do tradicional. Investiu na cor preto, presente na marcenaria, como sinônimo de sofisticação. Na concepção do ambiente, as funções foram bem estabelecidas. Na grande parede com armários, a organização recebeu os jogos de louças, travessas, copos, potes com mantimentos e toda estrutura fundamental para a cozinha e o jantar. No canto direito, a despensa de alimentos.

Ciente da necessidade da praticidade e fluidez em um ambiente com tanta movimentação, forno elétrico e forno micro-ondas inseridos na marcenaria revelam a preocupação de Cristiane com a ergonomia e a segurança. A geladeira foi posicionada estrategicamente em um ponto de fácil acesso e, a bancada de Silestone, executada por Mont Blanc Mármores, oferece amplo espaço para o preparo dos alimentos.

arquiteta-cristiane-schiavoni

A arquiteta também apostou em uma ilha dedicada ao cozimento dos alimentos, que permite a interação com os convidados enquanto a moradora cozinha.

o lavabo
O lavabo

Vamos ver os quartos e a lavanderia no próximo post?
Acompanhe!

Fotografia: Carlos Piratininga

Cristiane Schiavoni

Av. Imperatriz Leopoldina, 957, sala 1914, Vila Leopoldina, São Paulo
Tel. (11) 3649 4900
www.cristianeschiavoni.com.br
@cristianeschiavoni

Divulgação:
dc33 Comunicação
Karina Fascina,  Glaucia Ferreira, Danilo Costa
(11) 3129-4382          

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*