As varandas podem ser compactas ou espaçosas mas, de qualquer tamanho, se transformam no lugar mais disputado, entretendo pais e filhos com churrasqueira, adega e até TV.
“Para tirar o máximo proveito da varanda, convém transformá-la em uma extensão do estar apostando no fechamento com vidro. Com isso, evita-se que a chuva estrague os bons momentos e danifique os móveis”, revela Pati.
Quem deseja uma integração perfeita com a área interna também deve verificar a possibilidade de retirar as portas entre os ambientes, assim como nivelar os pisos de ambos.
Essas foram as primeiras dicas da arquiteta Pati Cillo, do escritório Pati Cillo Arquitetura ao começar a contar seus segredos para tornar a varanda irresistível!
Como a varanda faz parte da fachada do prédio é importante verificar se o condomínio autoriza alterações nas paredes.
“Há prédio que não permite pintura nem aplicação de revestimentos, por isso recomendo verificar as normas do condomínio antes de iniciar o projeto”, sugere a arquiteta.
Especialista em projetos de arquitetura de interiores, Pati Cillo capitaneou a reforma de dois apartamentos com amplas áreas gourmets na varanda, trazendo aos moradores o espaço perfeito para os dias de lazer. Confira mais sobre os projetos que exploraram saídas inteligentes de marcenaria, revestimentos vibrantes e espaço de sobra para receber com conforto.
Varanda com 15 m² bem explorados
Assinada por Pati Cillo, a varanda de 15 m² virou a diversão em família. Nela há tudo o que se precisa: diversos lugares para se sentar, churrasqueira, TV para assistir jogos e uma adega.
“Os tons azuis contribuem para que o ambiente tenha um ar leve. O piso em deck também favoreceu a ambientação aconchegante e descontraída”, explica Pati.
Para compor o projeto, a parede com ladrilho hidráulico (Ladrilar) foi o ponto de partida.
“As setas causam a sensação de movimento e todos os outros elementos azuis da cena derivam de suas nuances. Uma solução de marcenaria criou os nichos para os objetos decorativos”, revela Pati.
Já o banco abaixo dos ladrilhos oferece mais lugares à mesa e ainda guarda os brinquedos das crianças. Atrás do balcão, os armários comportam todos os utensílios necessários para as atividades do ambiente, com direito a uma adega compacta.
Área de 25 m² com lazer completo
Assinada em parceria com o escritório Dico Arquitetura, a varanda com planta em L já ficava integrada à sala de estar e à cozinha, porém a eliminação dos caixilhos que dividiam o espaço privilegiou a circulação.
“Outro artifício usado para aperfeiçoar a conexão foi usar o mesmo revestimento de porcelanato em todos os pisos, unificando tudo”, diz Pati.
Na parede, adotou ladrilhos hidráulicos (Ladrilar) assinados pela Catê Poli e apostou em uma faixa de espelho que dá um toque especial à decoração cheio de cor e alegria.
O layout em L divide naturalmente as áreas de convívio. De um lado, um espaço de estar para receber os amigos para um bate-papo ou até mesmo para assistir a programação na TV. Já na lateral que se junta à cozinha, a arquiteta investiu em uma mesa grande, para oito lugares com cadeiras em roxo e um banco em marcenaria. O modelo feito sob medida serve para acomodar mais pessoas, além de contar com um baú para organizar itens dos moradores. Ao lado, para manter as bebidas sempre na temperatura certa, a arquiteta reservou espaço para um cervejeira amarela (Consul).
Fotografia: Luis Gomes
Projeto:
Pati Cillo Arquitetura
www.paticillo.com.br
@paticillo_arquitetura
Divulgação:
dc33 Comunicação
F. (11) 3129 4382
Glaucia Ferreira, Danilo Costa
Deixe seu comentário