Os publicitários sonhavam com um apartamento despojado, colorido e muito prático, combinando com o estilo deles. Os 53m² foram, sem dúvida, o maior desafio para a arquiteta Pati Cillo, do escritório Pati Cillo Arquitetura, que planejou os móveis e propôs soluções de maneira que permitissem guardar tudo sem que ficasse apertado nem aparente. “Uma verdadeira mágica”, brinca a arquiteta que recebeu o apartamento completamente cru ao assumir a obra.
Móveis soltos, de lojas que apostam em um design moderno e atemporal, marcam a área social do projeto. A escolha foi por usar peças bem brasileiras, como o sofá da loja Fernando Jaeger, o rack e o móvel de entrada garimpados na Oppa.
“A cliente ama comprar pela internet, por isso o rack, as cubas dos banheiros, o pufe e vários acessórios do quarto da bebê foram comprados online”, revela. A saída ajuda a pesquisar melhor os preços e conseguir aproveitar bem as ofertas.
No quesito cores, a paleta variada foi uma escolha do casal, que sonhava com uma morada colorida e divertida. As portas pintadas de amarelo-ouro (Suvinil) serviram de ponto de partida para o mood alegre.
“Imaginamos que as portas com cores fortes poderiam ser convidativas e marcar bastante a entrada da casa com alegria. Foi a partir daí que buscamos as outras tonalidades para complementar a composição”, fala Pati.
A sala de jantar revela o canto alemão feito em marcenaria sob medida, além do baú sob o assento.
“A vantagem desse tipo de móvel é que ele aproveita toda a área disponível no ambiente e ainda pode ser utilizado como armário. Há espaço para colocar desde batedeira até o aspirador de pó”, exemplifica a arquiteta Pati Cillo.
A cozinha apresenta um frontão como destaque e para criar o conjunto a arquiteta Pati Cillo usou cerâmicas garimpadas em cemitério dos azulejos, brincando com desenhos, cores e estampas.
“Para não chamar a atenção e deixar que a cerâmica fosse o elemento forte nesse ambiente, optamos por utilizar móveis pretos”, explica a profissional.
No quarto do casal, o papel de parede remete as linhas de metrô, trazendo um visual urbano ao ambiente.
“A cabeceira cinza em algodão traz neutralidade ao projeto e permitiu ousar e abusar das cores e estampas, sem seguir padrões convencionais”, explica Pati Cillo.
Para o quarto da pequena Alice, o rosa-antigo foi o grande protagonista, presente na parede lisa e no papel de parede. O cinza entrou em cena na porta de entrada e no tapete, servindo como base neutra da composição.
Os banheiros revelam uma base neutra combinada com a parede do box revestida por pastilhas de vidro coloridas. As cubas de apoio repetem o tom da parede de destaque.
5 dicas da arquiteta Pati Cillo para quem desejar usara cores vibrantes:
- Escolha tons da sua preferência, que tragam boas memórias e lembranças;
- Combine as cores antes para que elas conversem entre si, resultando em um ambiente agradável;
- Equilíbrio é tudo: para contrapor com cores quentes, use tons sóbrios e frios;
- Todos os cômodos podem receber cor, mas atente-se a função de cada um. No home office, que pede concentração, vale adotar tons mais tranquilos. Em um local de relaxamento, como o quarto, é importante dar preferência às tonalidades mais claras ou neutras.
- O segredo para não deixar a decoração pesada é equilibrar as nuances. Se você pintar um elemento forte, como a porta, convém apostar numa base mais clara ou sóbria para as superfícies principais do ambiente.
Fotografia: Luis Gomes
Projeto: Arquiteta Pati Cillo
@paticillo_arquitetura
Divulgação: dc33 Comunicação
F. (11) 3129-4382
@dc33comunicacao
Deixe seu comentário