10
junho

Atelier de Morar

atelier-de-morar

Evidenciando a ligação com a arte, o Atelier de Morar da arquiteta Denise Barretto para a Casa Cor São Paulo 2019 tem os ambientes todos integrados e a arte faz parte da personalidade do projeto.

“Confraternização e introspecção se alternam nesta composição, com mote em conforto, atemporalidade, poucos elementos e no respeito à sustentabilidade”, conta Denise.

O ambiente de 130m² tem paredes na forma natural nas paredes e ainda recebem Spazzolato cinza (lâminas de madeira natural com pintura), ambos lançamentos da Bontempo. Madeira aparece também, no assoalho claro.

atelier-de-morar

Com curadoria da própria Denise, trabalhos dos artistas brasileiros Denise Milan, Mariannita Luzzati, Hilal Sami Hilal, Herbert Baglioni, Vanderlei Lopes, Wagner Malta Tavares e Claudio Cretti, além de coleções de fotos em preto e branco, habitam as paredes e mobiliário do espaço.

A árvore Sibipiruna imprime individualidade para receber o visitante no hall de entrada.
Com a sustentabilidade em mente, um dos três pilares do tema Planeta Casa, o porcelanato de 6 mm de espessura foi fixado em estrutura metálica com colagem de cimento cola, evitando a construção com perdas enormes de energia e material. À noite, acompanhadas pelos perfis de iluminação para área externa, as molduras funcionam como uma empena luminosa.

denise-barreto-arquitetura

Jabuticabeiras de um lado e um belo pocket garden do outro, formam os pequenos jardins nos cantos do Atelier. Eles garantem a entrada de luz natural e ventilação cruzada, graças aos caixilhos pivotantes da Vidro Laser.
“Adotamos o conceito super brasileiro de ventilação cruzada, através dos caixilhos pivotantes e da tela perfurada vinílica no átrio de entrada, mantendo assim a temperatura ideal do ambiente e não usar ar condicionado”, explica a arquiteta.

O living define o coração do espaço, com todos os olhares voltados à lareira, e articula os outros ambientes: de um lado, o jantar e a área gourmet; do outro, banho, quarto e closet, todos demarcados pelo desenho do forro de madeira.

atelier-de-morar
atelier-de-morar
atelier-de-morar

O jantar, posicionado para usufruir a vista de um dos pequenos jardins, traz cadeiras pretas de design limpo ao redor da mesa com tampo de mármore nero, da Artefacto. Nas cabeceiras da mesa, cadeiras estofadas em off white para acender a composição.
A afetividade, outro pilar do tema Planeta Casa, se faz presente na organização do ambiente ao redor do living, para estar com as pessoas e conversar, e também nos dois pequenos jardins, que garantem o contato com o verde.
“A entrada pela cozinha gourmet, bem ao modo antigo brasileiro, é outra relação forte com a afetividade do cozinhar e estar em grupo”, comenta Denise.

atelier-de-morar
atelier-de-morar
denise-barretto-arquitetura
atelier-de-morar
atelier-de-morar
atelier-de-morar
atelier-de-morar
atelier-de-morar
atelier-de-morar

No Atelier, o uso consciente dos materiais ultrapassa a fase de projeto e execução. Após a mostra, todo o revestimento de madeira será desmontado em módulos e remontado em outro local, com 100% de aproveitamento. Denise une sustentabilidade, amor à arte e contato com a natureza em um espaço feito para abraçar o viver contemporâneo com personalidade.

Fotografia:  Rômulo Fialdini

Denise Barretto Arquitetura
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2954, Jardim Paulista, São Paulo
(11) 3078-6963
www.denisebarretto.com.br

Divulgação: dc33 Comunicação

Quem escreve:

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*