O tijolo aparente ou tijolo a vista é
um revestimento que sempre tem sua tendência reafirmada. Ele encanta e
surpreende! Além de esteticamente atraente, o material combina com diversos
estilos, desde o rústico até o clássico.
Se você deseja transformar as paredes da sua casa utilizando os tijolinhos, mas
têm dúvidas de qual material escolher, como combinar ou onde é possível
colocá-los, o escritório Ieda e Carina Korman, da Korman Arquitetos e
o trio de arquitetas Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonca,
da Oliva
Arquitetura, trouxeram dicas incríveis que vão te ajudar na
hora da escolha. Confira!
Quais os materiais existentes?
Para uma parede de tijolos aparentes, podemos lançar mão de três materiais: maciço – que é o tijolo de barro tradicional, habitualmente utilizado nas construções.
“Geralmente encontramos esse modelo nas cores vermelho, palha e mesclado”, diz Fernanda Mendonça.
Também existem as plaquetas, que são opções com menos espessura e maior variedade de tons, ou ainda os tijolos de demolição – que são peças reutilizadas e que têm um aspecto mais rústico e marcante.
“É possível obter esse acabamento de três maneiras – expondo os tijolos já existentes, construindo a parede com esse objetivo e, por último, utilizando revestimentos que imitam tijolos, como os modelos feitos de porcelanato”, explica Bianca Atalla.
Contraindicações
A arquiteta Carina Korman revela que não recomenda utilizar tijolinhos em área com umidade – como banheiros e cozinhas – pois se trata de um material poroso.
“O contato direto com água acaba danificando o produto, que se desfaz. Nesses ambientes, o ideal é colocar um revestimento que não seja poroso, como o porcelanato”, indica.
Cuidados necessários antes da colocação dos tijolos
Se a parede estiver lisinha, ou seja, acabada com massa e pintura, o ideal é que se faça uma série de recortes ao longo da superfície para a massa aderir melhor e o revestimento de tijolo ficar bem firme após a instalação. A arquiteta Elisa Ju ainda pede atenção: antes de criar uma parede de tijolos aparentes, é importante verificar se o imóvel não possuiu tijolos maciços em sua estrutura – principalmente quando a casa ou apartamento são antigos.
“Com o tratamento adequado é possível deixar os tijolos aparentes, após descascar e fazer um acabamento de massa e uma pintura na parede”, indica.
Outro cuidado que se deve ter durante a instalação é se atentar a caixinhas de elétrica na parede que irá receber o revestimento: dependendo da espessura do tijolo escolhido, talvez seja necessário trazê-la para frente.
Como combinar o tijolo aparente com diversos estilos de decoração?
O tijolinho é um verdadeiro coringa, basta saber emprega-lo. Para quem gosta do efeito do tijolinho, mas tem medo do ambiente ficar rústico demais, o trio de arquitetas da Oliva Arquitetura recomenda instalar o material com junta seca – ou seja, não colocar argamassa de assentamento cinza entre as peças. Isso deixa o resultado mais leve e refinado.
Quem gosta de uma decoração mais impactante pode optar pelas peças com cores mais abertas, como o tijolo vermelho tradicional. Para aqueles que buscam um visual mais discreto, por sua vez, o ideal é seguir com tons mais claros, como a palha. O importante é combinar o revestimento com o estilo pessoal de cada um e com o restante da decoração da casa.
Oliva Arquitetura
Arquitetas: Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça
F. (11) 99625 0351
www.oliva.arq.br
Korman Arquitetos
Silvio e Ieda Korman, Carina Korman
F. (11) 3060 8313
www.kormanarquitetos.com.br
Divulgação:
dc33 Comunicação
(11) 3129 4382
Deixe seu comentário