06
julho

Dicas para mudar a casa com criatividade

dicas-para-mudar-a-casa

Engana-se quem pensa que mudanças em casa implicam em obras intermináveis e altos custos. Em tempo de orçamentos mais enxutos, a criatividade e ousadia são as melhores saídas para renovar a decoração do lar ou promover alguma alteração necessária gastando pouco “ou o menos possível”, conforme destaca Renato Andrade, sócio de Erika Mello no escritório Andrade & Mello Arquitetura. A dupla de arquitetos explica que pequenas ações, ajustes e seleção de peças podem ser mais que suficientes para promover aquele ‘up’ na composição do espaço de maneira simples e acessível.

Renato e Erika seguem essa premissa inclusive para os projetos mais amplos de obras e reformas que realizam, e acreditam que um décor com personalidade não demanda, necessariamente, de altos investimentos. 

“Nosso segredo, e também aliado, se chama criatividade”, enaltece Erika.

A partir de seus projetos, os profissionais levantaram algumas sugestões e soluções que, com paciência e bom gosto, podem ser aplicadas para vestir os ambientes com novos ares. Confira:

1. Paredes para serem notadas

dicas-para-mudar-o-lar
Projeto Andrade & Mello Arquitetura | Foto: Luís Gomes

Como fazer para que a entrada do apartamento também seja notada e apreciada – tanto pelo morador, como pelos visitantes? Trabalhando a criatividade já destacada por Renato e Erika como o norte de tudo, os arquitetos elegeram as chapas de drywall – as conhecidas chapas de gesso –, para o mosaico irregular e moderno que aplicado no ‘L’ das paredes existentes desde a entrada até o lavabo. Com a liberdade geométrica, as peças se encaixam e foram coladas. No contraste com a predominância do branco, o verde completa a execução do trabalho e agrega um toque jovial.

Este tipo de solução é capaz de personalizar o ambiente por inteiro. Quanto às cores, pode apresentar a unidade de apenas um tom, ou um mix de acordo com os gostos ou de acordo com o restante da decoração” conta Erika.

2. Prateleiras prontas para compor e adornar

dicas-para-mudar-a-casa
Projeto Andrade & Mello Arquitetura | Foto: Emerson Rodrigues

As prateleiras nem sempre precisam ser feitas a partir de um desenho e sob medida. As tradicionais lojas de home centers, em geral, dispõe de inúmeras opções com diferentes estilos e que cabem em diversas propostas de ambientes e decoração. Além de acomodarem aquilo que é necessário, agregam beleza ao receberem objetos decorativos.

No ambiente projetado pelo escritório, o banheiro com pequenas dimensões ganhou três pequenas prateleiras fixadas acima da bacia sanitária. Posicionadas em uma altura que não promoverá desconforto para os moradores, as peças soltas colaboram para a estética do banheiro, como também podem contribuir para a organização.

Prateleiras são muito bem-vindas e muito fáceis para encontrar e instalar”, salienta Renato.

3. Plantas em casa

andrade-e-mello-arquitetura
Projeto Andrade & Mello Arquitetura | Foto: Emerson Rodrigues

É crescente a busca pela humanização dos espaços e, felizmente, cada vez mais as pessoas percebem que a presença do verde em casa é um caminho muito positivo para produzir essa sensação. Mesmo em apartamentos menores, a escolha pelas espécies ideais permite a convivência natural entre morador e plantas.

A convivência com plantas tem o poder de promover felicidade e uma vida mais saudável”, enfatiza Erika.

Assim, se não há espaço para vasos posicionados no chão ou em cima de móveis, cachepôs suspensos fixados diretamente no forro ou na laje resolvem a equação. O próximo passo é escolher tipos que se adaptam a ambientes internos, mas sem se esquecer que sempre é necessária uma mínima incidência de luz natural para o seu desenvolvimento.

4. Peças antigas para novas funções

dicas-para-modificar-o-lar
Projeto Andrade & Mello Arquitetura | Foto: Luis Gomes

Outra indicação é repensar e determinar novos usos para móveis antigos, muitas vezes até esquecido pelo estilo atual de decorar. Nesse projeto, uma integração entre quarto e varanda, a cristaleira deixou de lado sua atividade original de receber cristais para acomodar livros.

Como arquitetos, nosso trabalho é ver a beleza atemporal que permanece mesmo com o passar das décadas. Esse olhar amplia o ciclo de peças que seguem marcando época, colabora para economizar, enaltece e valoriza a decoração. Vale muito a pena”, lembra Renato.

5. Renovação de estrutura elétrica sem quebra-quebra

andrade-e-mello-arquitetura

Vamos imaginar que você deseja fazer o home office em um cômodo da casa, mas bem naquela parede não há estrutura elétrica: como fazer para eliminar as tão famosas extensões que deixam o fio aparente e não quebrar paredes para refazer a fiação?

Inspirados na decoração industrial, que evidencia os conduítes aparentes instalados nas paredes, o cantinho de trabalho do dormitório contou com a elétrica aparente para a televisão e a utilização do notebook. Sem a necessidade de quebrar paredes para promover a infraestrutura, o ambiente ainda passou a contar com o charme do estilo industrial.

Andrade & Mello Arquitetura
www.andrademelloarquitetura.com.br
@ondeafamiliaacontece 

Divulgação:
dc33 Comunicação
(11) 3129-4382
Helena Gomes, Glaucia Ferreira e Danilo Costa

Newsletter

Assine para receber novidades do blog!

banner_875x90

Posts relacionados

Deixe seu comentário

Você é humano?

*